domingo, 27 de maio de 2007

ATLETAS E TÉCNICO DA ABPG EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS DO SPECIAL OLYMPICS


Antes de enumerarmos os dois eventos que seguidamente desenvolveremos, façamos uma breve descrição do movimento Special Olympics.

“O Special Olympics é uma Organização Internacional, não lucrativa, espalhada por cerca de 170 países, que visa promover a prática desportiva dos deficientes intelectuais e, desta forma torná-los cidadãos úteis e socialmente integrados e aceites. O Movimento é, actualmente, composto por 2.250 milhões de atletas e o número continua a crescer. O embrião do movimento teve origem em 1962, numa série de jogos organizados por uma filha dos Kennedy, a atleta olímpica Eunice, para proporcionar a uma irmã com deficiência intelectual a prática de desporto e algum convívio. O Special Olympics foi criado em 1968, pela Fundação Joseph Kennedy, e organizou os primeiros jogos em 1968. Na cidade de Chicago 1.000 atletas, em representação do Canadá e dos Estados Unidos, competiram em três modalidades. Actualmente, os Jogos Mundiais do Special organizam-se de quatro em quatro anos, alternando os Jogos de Verão com os de Inverno.”

Portugal, que nos jogos anteriores, organizados na Irlanda, arrecadou duas medalhas de ouro no Atletismo e uma de prata no Futebol, estará representado em Outubro deste ano, na cidade de Xangai, nos XII Jogos de Verão, onde sob o lema “eu sei que sou capaz”, cerca de 10.000 atletas, em representação de 169 Países, vão competir em 23 modalidades.

Quanto a Portugal serão 21 Atletas distribuídos pelo Futebol, Atletismo, Ginástica, Natação e Golfe, de acordo com o seguinte elenco:

FUTEBOL
Atletas:
João Pedro Rosário
Miguel Â. Ribeiro
Leandro S. Tavares
Paulo Sérgio Silva
Ricardo Jorge Silva
Pedro A. Carmo
Nuno Egipto
Rui Manuel Roberto
Paul Beja (ABPG)
Carlos Manuel Alves

Técnicos:
Paulo Correia
Ivo Crispim
Inês

NATAÇÃO
Atletas:
São Pereira (ABPG)
Victor Carvalho (ABPG)
Samuel Carrondo
Ana Morais Gregório
Sónia Andrade – Sup (ABPG)
Manuel Pires – Sup.

Técnicos:
Rui Nascimento (ABPG)
Pedro Nabais (Extra Staff)

ATLETISMO
Atletas:
Paulo Sario (ABPG)
Hugo Carmo
Soraia Gomes Évora
Susana Ferreira

Técnicos:
Carlos Vale

GOLFE
Atletas:
António Machado
Sofia Luz Machado
Jorge Filipe Silva – Sup.

Técnicos:
João Pereira
Antónia Machado

GINÁSTICA
Atletas:
Sofia Matos

Técnicos:
Sílvia Redondo

Chefe de Delegação:
Regina Peyroteo Mirandela da Costa

ESTÁGIO GLOBAL DE PREPARAÇÃO – XANGAI (Sra. dos Verdes / ALjão – Gouveia)

No âmbito da preparação dos Jogos Mundiais de Verão, têm vindo a ser intensificados os treinos e os encontros por modalidades, tendo em vista um melhor conhecimento entre os técnicos e atletas, assim como uma melhoria da prestação competitiva dos mesmos.

Dos dois Estágios Globais da Delegação do Special Olympics Portugal, um terá lugar em Lisboa de 14 a 16 de Setembro e o outro ocorrerá já, de 22 a 24 de Junho no Parque da Sra. dos Verdes e Aljão, em colaboração com a ABPG.

Do programa do Estágio, para além das três sessões de treinos previstas para cada uma das modalidades olímpicas sob a responsabilidade e gestão dos técnicos responsáveis, estarão previstos igualmente outros torneios (e.g., Boccia, Bocce, 3 x 3 Basquetebol, etc.), actividades desportivas ao ar livre (Slide, Pontes, Escalada, Gokards, Mini – Golfe), idas á Piscina, visita à cidade de Gouveia, animação e actuações musicais (Fanfarricos, “Os Cardos”, Grupo Hip Hop da CERCIG, etc.), jantares convívio, pernoitando toda a comitiva no Parque de Campismo Rural da Sra. dos Verdes.

TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTEBOL DE 7 DE ANDORRA

De 14 a 17 de Junho de 2007, decorrerá em Andorra (Escaldes – Engordany) um prestigioso Torneio Internacional de Futebol de 7, organizado pelo Special Olympics Andorra, para o qual o Special Olympics Portugal foi convidado conjuntamente com as congéneres de Andorra, Mónaco e Catalunha.

Seleccionados para este Torneio encontram-se 10 jovens, provenientes de 3 Instituições (CERCIG, CERCITEJO e ABPG). Responsável pela Selecção estará o Técnico da ABPG, Prof. Rui Nascimento, que será acompanhado pelo Prof. António Gomes da CERCIG, na deslocação.

Seleccionados para este Torneio estão:

Marco Miguel Ferreira Gabriel – Guarda - Redes
João Neves (16 / 04 / 1988) - Defesa
Cristiano Gabriel Rodrigues (20/12/1989) – Defesa
Paulo Jorge Ferreira Gabriel (18/05/1988) – Defesa
Carlos Rafael Almeida (18/11/1990) – Médio (ABPG)
Carlitos Varela (19 / 10 / 1988) - Médio
Jorge Teles (01/02/1992) – Médio (ABPG)
Paulo Jorge Mota (08/121988) – Médio (ABPG)
Ricardo Saraiva Fortunato (03/09/1988) - Avançado
Bruno Martinho (30 / 12 / 1989) - Avançado

Assim até à data da partida os convocados irão ter possibilidade de trabalhar com os técnicos em dois treinos conjunto, um em Gouveia (Sra. dos Verdes) e outro na cidade da Guarda (Estádio Municipal da Guarda).

Sem comentários: