Uma nova temporada desportiva acaba de iniciar (10/11), com as ideias e planos bem delineados e com reorganização de metas, orçamentos e planos de actividades.
As modalidades que farão parte do Plano de Desenvolvimento Desportivo do Clube serão: a Natação (desde as Actividades Aquáticas, passando pela Formação e Manutenção, Hidroginástica, Pré – Competição ou Escolas e Competição em todas as categorias até Masters), Judo, Mini-Golfe, Paintball, Futebol (Escolinhas), às quais se acresce o Plano Multidesportivo do Special Olympics e ainda a consagração de Projectos na Área do Mini - Volei, do Mini - Polo e da Patinagem, quer durante toda a temporada, quer nos Períodos de Férias desportivas, bem como de algumas actividades Outdoor, realizáveis neste contexto.
Também ao nível dos recursos humanos, contamos em 2010/11, nas funções que vêm sido tradicionalmente desempenhadas, com os Prof. Rui Nascimento e João Amaral, com o Prof. Nuno Silva para o acompanhamento ao nível da Condição Física dos Atletas no Ginásio, e ainda com a apoio (pontual) da Psicomotricionista e Massagista Ângela Morais, bem como de uma Estagiária Permanente ao longo da Temporada (Ana Margarida Duarte), que dará apoio aos Técnicos e Atletas do Clube, bem como o Clínico, Dr. Livaldo e a Cardiopneumologista Lúcia Torres, nesta fase dos exames médico – desportivos.
Com respeito à Secção de Natação, esta terá três dirigentes, que acompanhem de perto o desenrolar do trabalho e se constituem como suportes fundamentais para o apoio à competição, estando o Clube a preparar a sua filiação. Dois deles serão pais e funcionários da Instituição, como são os casos de Nuno Carvalho e Humberto Manta, estando ainda a terceira dirigente a ser contactada para o desempenho destas funções.
A época da natação iniciou-se no dia 13 de Setembro, tendo até ao início do mês de Outubro tido um início transitório, uma vez que alguns atletas só agora iniciarão a sua actividades e o Clube a arrancará a fundo para a nova temporada, pelo que o Planeamento propriamente dito começará agora a ser considerado.
Em termos globais o Clube apresentará um nível competitivo mais baixo que em épocas anteriores, o que terá sido premeditado por direcção e equipa técnica face a um orçamento muito mais reduzido, bem como a maior indisponibilidade técnica, o que levou a que se procurassem soluções alternativas, mas quanto a nós mais benéficas para um punhado de nadadores que fez história no Clube, e que têm espaço de afirmação regional e nacional, e que assim competem para objectivos mais elevados e necessitam obviamente de mais e melhor apoio que aquele que o Clube lhes poderia fornecer no presente. Ainda assim estes atletas treinam parcialmente com o nosso Clube.
Em termos de calendarização e programação destacamos a seguinte cronologia de actividades:
• Dia 13 de Setembro: Início dos Treinos;
• A partir de 20 de Setembro: Início do Período para Realização de Exames Complementares para Exame Médico – Desportivo:
- ECG, todos os dias úteis das 09:00 ás 12:00 e das 14:00 às 18:00, na CMFR da ABPG (Cardiopneumologista, Draª Lúcia Torres);
- Raio X ao Toráx, sob a responsabilidade do Médico de Família no Centro de Saúde de Gouveia (Para quem não apresentou no ano transacto);
• A partir de 30 de Setembro: Consultas no Dr. Livaldo (Exame Médico Desportivo) e preenchimento dos Documentos de Filiação (Fichas Individuais, Declarações dos Encarregados de Educação, Fotocópias do BI);
• A partir de 04 de Outubro: Início Formal da Temporada Desportiva (Todos os escalões e grupos);
• Dia 23 de Outubro – Torneio de Abertura da ANIC em Castelo Branco e Eleições na ANIC.
• Até final de Outubro – Finalização dos Processos de Filiação para os Cadetes e Escolas do Clube.
Foi já preparado o nosso Plano de Actividades, bem como preparada uma carta de apresentação junto dos poderes políticos locais (autarquia) bem como de possíveis patrocinadores, que possam, consubstanciar não só este plano de actividades/competição, bem como o apoio a investimentos, que se encontram já em execução, ao nível de equipamentos didácticos e de treino, bem como ao nível do vestuário (T´Shirts e Polares).
Será feita uma nova lona e/ou bandeira do Clube, bem como galhardetes.
O “grande sonho” do Clube, que continua a ser a aquisição de um banco de treino – simulador de cais de piscina (Wasa – Trainer) – 1100€, não deverá ser posta de parte, pensando-se em campanhas que o Clube possa levar a cabo, para angariação de fundos, para o mesmo (nomeadamente rifas).
Em termos organizativos o CDR – ABPG, espera poder organizar o Torneio de Abertura do Special Olympics, os Programas de Férias Desportivas do Natal, Carnaval, Páscoa e Verão, o Festival Pais e Filhos, o Dia do Clube e o Torneio Jovens Promessas, o Torneio Estilista do CDR – ABPG, A Taça da Amizade de Futebol SOP, o Open de Natação da Sra. dos Verdes, o Caminhadas e Pedaladas Pelos Trilhos da Serra da Estrela X e o Torneio de Voley Praia da Sra. dos Verdes.
Sob o ponto de vista da divulgação de notícias, bem como outros aspectos organizativos, para além de uma constante exposição no N. G., o Clube utilizará o Blog, estando a maior parte dos atletas convidados a postar no mesmo, como forma mais consistente de transmissão de informação, devendo os Pais/Encarregados de Educação, que possuam alguma reserva quanto a qualquer tipo de exposição por parte dos seus educandos neste, referi-lo aos técnicos, pois existirá por parte destes sempre alguma salvaguarda quanto à forma como os conteúdos são apresentados.
Sem outro de momento, cordialmente me despeço, com votos dos melhores cumprimentos para todos.
(Rui Nascimento, Prof.)
Sem comentários:
Enviar um comentário