ASSOCIAÇÃO DE BENEFICÊNCIA POPULAR DE GOUVEIA
Clube ABPG – Desporto e Aventura
Clube ABPG – Desporto e Aventura
Uma nova temporada desportiva se prepara para começar no CDR – ABPG, que trará algumas mudanças mas que encerre em si motivos suficientes de afirmação e de tranquilidade para os diversos agentes desportivos do Clube.
As modalidades que farão parte do Plano de Desenvolvimento Desportivo do Clube serão: a Natação (desde as Actividades Aquáticas, passando pela Formação e Manutenção, Hidroginástica, Pré – Competição ou Escolas e Competição em todas as categorias até masters), Judo, Mini-Golfe, Paintball, Futebol, às quais se acresce o Plano Multidesportivo do Special Olympics e ainda novos Projectos na Área do Giravólei e da patinagem, quer durante toda a temporada, quer nos Períodos de Férias desportivas.
Também o Health Club apresentará algumas novidades, com a remodelação de equipamentos no espaço aquático e a criação de novos serviços (Quiromassagem, e.g.), bem como a manutenção das actividades regulares Tai Ji, Aeróbica/Step e Local, Sauna, Musculação e Cardiofitness, com a possibilidade ainda de vermos em 2009 a modalidade de Indoor Cycling entre nós.
Também ao nível dos recursos humanos, esperamos em 2008/09, contar com um leque mais alargado de opções, para orientação técnica, desde o Técnico Principal e Coordenador das Escolas de Natação e Grupo/Equipa do CDR – ABPG e Coordenador Técnico Nacional do Special Olympics, Prof. Rui Nascimento, passando pelo Técnico Adjunto, mais vocacionado para o trabalho na formação, manutenção e Escolas, Prof. João Amaral, para o acompanhamento ao nível da Condição Física dos Atletas no Ginásio, Prof. Nuno Silva, ainda com a apoio dos estagiários, João Tiago Mendes (Natação e Giravolei) e Marcos (Patinagem) e ainda da Psicomotricionista e Massagista Ângela Morais, contando-se ainda com um apoio mais firme do Técnico Rui Nascimento nas áreas da Psicologia do Desporto e Nutrição Desportiva.
Com respeito à temporada passada, não obstante os cargos sociais do Clube serem desempenhados por outros, cabe a cada secção nomear um conjunto de indivíduos que acompanhem de perto o desenrolar do trabalho nas mesmas e se constituam como suportes fundamentais para esta actividade, tendo o Clube inscrito três pais de atletas junto da FPN, como dirigentes ou delegados às provas, foram eles Nuno Carvalho, Isabel Santos e Natália Almeida, qualquer um deles agentes que acompanham de perto a actividade dos seus filhos como da própria colectividade e com os quais o Corpo Técnico do Clube mantém contacto permanente e a suficiente confiança, pelo que caso não seja da parte destes mostrado qualquer impedimento, o Clube gostaria de poder continuar a contar com o seu total apoio.
A época da natação iniciará com um grupo de atletas mais ou menos uniforme com as épocas anteriores, em que lamentavelmente por situações mais que compreendidas nos veremos privados da “boa companhia” de Ana Rojão e Raul Marques, aos quais os seus companheiros e técnicos pretendem dedicar um jantar de “confraternização”, digamos assim, pois despedida é uma palavra mais forte, no seu sentido lato.
No entanto o Corpo Técnico do Clube, mantém o seu anseio de poder contar com todos os outros atletas que findaram a época anterior, engrossando um pouco mais a sua equipa com mais 4 ou 5 nadadores com níveis de prática mais baixos, mas que concorram para um bom espírito grupal e afiliação. Quem sabe não possamos contar com algum regresso desejado?
Plano de Trabalho:
De 01 a 06 de Setembro: Pretende-se que os atletas reúnam junto dos médicos de família as credenciais necessárias para fazerem os Raios X ao tórax no Centro de Saúde ou que se dirijam ao Slat a Viseu com o Técnico Rui Nascimento (4ª Feira, dia 3 – 10:30, para realizar a Micro). Também durante esta semana o Técnico Rui Nascimento tratará junto do Departamento de cardiologia da Clínica de Medicina Física da ABPG e do Clínico Geral as datas para os Exames – Médicos, assim como procederá à aquisição dos Impressos correspondentes. Os atletas deverão começar a vir ao Ginásio (diariamente) realizar um programa prévio de preparação, assim como, utilizar a Piscina para se soltarem um pouco, em especial batimentos de pernas e exercícios técnicos. Serão feitas reuniões individuais entre atletas e técnico do Clube e será dado a conhecer o primeiro Mesociclo de treinos (+/- 1 mês), onde pontificará uma Travessia (Ilha do Lombo – Tomar), no dia 28 de Setembro (só para alguns). Não será ainda possível ter acesso ao Plano Anual de Competições, nem à celebração do “Contrato Clube – Atleta”, tendo em vista os objectivos individuais, do Clube, horários de treino e assiduidade, que se aguardará até ao final do mês. Serão efectuadas avaliações Cardio e de Força no Ginásio assim como serão efectuadas avaliações biométricas. Será dada uma chave de treino a todos os atletas que cumpram escrupulosamente esta fase. Arrancam as aulas de Natação para Adultos (» 15 anos) e de Hidroginástica. Arrancam as Escolinhas de Futebol e o Special Olympics.
De 08 a 13 de Setembro: O Grupo de Categorias (Infantis até Masters), iniciará a primeira semana de “Treino de Preparação Geral”, onde pontificará o Treino para Travessias, o Plano de Ginásio e o Trabalho de Reforço Muscular e de Flexibilidade Fora de Água, ainda no Health Club da ABPG, com uma possibilidade de deslocação a águas abertas (Vale do Rossim). Continuam as avaliações e esperemos já se estejam a realizar na íntegra os Exames Médico – Desportivos.
De 15 a 20 de Setembro: 2ª Semana de “Treino de Preparação Geral” com o Grupo de Categorias com características semelhantes ao período anterior, mas desta feita já nas Piscinas Municipais de Gouveia, com uma ida às Olímpicas a Viseu Ciclos de 30´ (Fora de Água) e com adaptação para 1 a 2 Treinos de Ginásio. Início das aulas de Escolas, Pré – Competição e Cadetes. Adaptação aos novos horários Escolares/ Treino. Exames – Médicos para o Grupo dos Cadetes, que treinaram 2 dias na ABPG e 1 nas Municipais, pelo menos até Dezembro. Início do Estágio de João Tiago Mendes.
De 22 a 28 de Setembro: 3ª Semana de “Treino de Preparação Geral” com o Grupo de categorias, semelhante ao anterior, onde pontificará uma ida às Olímpicas a Viseu e 1 ou 2 sessões de Ginásio. A semana culmina com a Travessia da Ilha do Lombo (1500 metros), no dia 28 de Setembro.
De 29 de Setembro a 31 de Outubro: “Período Preparatório Específico” + “Treino de Fundo”, a desenvolver-se no horário de treino do 1º Semestre, respeitando a assiduidade individual, já com “Contrato Clube – Atleta”. Prevê-se a participação no Aniversário de Miranda do Corvo, espera-se já uma prova de abertura e culmina com o Regional de Fundo como é esperado. Ficam ainda por saber se será criada a distância dos 3.000 – 5.000 metros, ou se o grupo Juvenil Feminino sofrerá reestruturações. Realização de um Workshop sobre Nutrição no Desporto, Jantar de Confraternização com Rojão e Raul. Tentativa de Protocolo com o CAS, para filiação de atletas destes no nosso Clube. Protocolo de utilização de transportes comuns com a DLCG-EM. Realização dos 5.000 Indoor do CDR – ABPG, no dia 31 de Outubro. Também durante este período será realizado o T´30 + Testes de Limiar Anaeróbio. Durante este período o Técnico Rui Nascimento estará a frequentar no Porto um Curso de Monitorização de Esforço.
De 03 a 30 de Novembro: “Período Pré – Competitivo e Competitivo”, onde surgirá necessariamente um Torneio Regional. Nesta altura os atletas mantém a actividade de Ginásio, com a utilização da chave TGS e será o momento de alguns atletas obterem os mínimos para os Nacionais de Inverno de Piscina Curta. O trabalho será de maior intensidade, em que os volumes ainda deverão andar algo altos, baixando a meio de Novembro, com a utilização de muitos acessórios de força específica na água (palas, elásticos e donutz). Acontecerá igualmente a primeira participação dos cadetes.
De 02 a 14 de Dezembro: “Taper”, onde baixaram com naturalidade os volumes e cargas, tendo em vista a participação em nacionais e/ou Meetings que decorrerão nesta altura. Haverá duas folgas nos feriados de 1 e 8 de Dezembro (2ªs Feiras).
De 16 de Dezembro a 2 de Janeiro: “Período de Transição”, com actividades de regeneração (treino técnico + volumes baixos e variados e actividades diversas: Pólo, Hóquei, Actividades de Corrida, Bicicleta, Remo, etc. no Ginásio, Aeróbica…). Coincide com o Período de Férias Desportivas para os mais jovens. Gostaríamos igualmente de manter a Ceia de Natal com os nossos atletas e utentes do Health Club, onde faríamos as devidas distinções, assim como as recordações da época finda, com distribuição de CD´s/DVD´s com a informação da época e respectivo Relatório.
O TORNEIO ESTILISTA, que é um Porta-Estandarte do Clube, ainda não está confirmado, mas acreditamos que possa vir a realizar-se interna ou externamente.
O Triatlo Juvenil da Sra. dos Verdes / Aljão, será outra das nossas prioridades em termos de final de época e até um Open da Sra. dos Verdes.
O Torneio de Beach Volei e de Escolinhas de Futebol, são exemplos de outras duas actividades organizativas do Clube.
Esperamos em meados de Outubro, ter os processos federativos todos realizados, resolvida a nossa situação perante a nova Associação onde nos filiaremos, definido e apresentado o grupo de trabalho para a temporada, para posterior apresentação pública e campanha de angariação de possíveis patrocinadores, bem como o plano anual de deslocações e orçamento do Clube.
Está previsto um reforço em matéria de equipamentos do Clube, prevendo-se o regresso às T´Shirts azuis das escolas de natação + toucas brancas, bem como de toalhas, e ainda por hipótese cachecóis. Serão mandados confeccionar tamanhos mais pequenos de fatos de treino para Escolinhas e Cadetes. Em matéria de materiais de treino pretende-se individualizar alguns destes equipamentos responsabilizando cada atleta pelo seu, incentivando nalguns casos a própria aquisição de modelos melhores de acordo com as preferências e possibilidades dos atletas. Será feita uma nova lona e/ou bandeira do Clube, bem como galhardetes.
O “grande sonho” do Clube, que seria a aquisição de um banco de treino – simulador de cais de piscina (Wasa – Trainer), não deverá ser posta de parte, pensando-se em campanhas que o Clube possa levar a cabo, para angariação de fundos, para o mesmo.
De qualquer forma agradecíamos que os atletas fossem já providenciando, as fotocópias dos BI´s, ou para os que não possuam, assim como preenchida a Declaração de Autorização da Prática Desportiva Competitiva no Clube e ainda a Ficha de Inscrição Individual.
Agradecíamos igualmente que nos fosse entregue uma cópia dos Horários Escolares dos Alunos e sem querermos ser muito invasivos, de outras actividades regulares complementares (música, inglês, e.g.), com a finalidade de articularmos o melhor possível a nossa acção.
Sem outro de momento, cordialmente me despeço, com votos dos melhores cumprimentos para todos.
(Rui Nascimento, Prof.)
As modalidades que farão parte do Plano de Desenvolvimento Desportivo do Clube serão: a Natação (desde as Actividades Aquáticas, passando pela Formação e Manutenção, Hidroginástica, Pré – Competição ou Escolas e Competição em todas as categorias até masters), Judo, Mini-Golfe, Paintball, Futebol, às quais se acresce o Plano Multidesportivo do Special Olympics e ainda novos Projectos na Área do Giravólei e da patinagem, quer durante toda a temporada, quer nos Períodos de Férias desportivas.
Também o Health Club apresentará algumas novidades, com a remodelação de equipamentos no espaço aquático e a criação de novos serviços (Quiromassagem, e.g.), bem como a manutenção das actividades regulares Tai Ji, Aeróbica/Step e Local, Sauna, Musculação e Cardiofitness, com a possibilidade ainda de vermos em 2009 a modalidade de Indoor Cycling entre nós.
Também ao nível dos recursos humanos, esperamos em 2008/09, contar com um leque mais alargado de opções, para orientação técnica, desde o Técnico Principal e Coordenador das Escolas de Natação e Grupo/Equipa do CDR – ABPG e Coordenador Técnico Nacional do Special Olympics, Prof. Rui Nascimento, passando pelo Técnico Adjunto, mais vocacionado para o trabalho na formação, manutenção e Escolas, Prof. João Amaral, para o acompanhamento ao nível da Condição Física dos Atletas no Ginásio, Prof. Nuno Silva, ainda com a apoio dos estagiários, João Tiago Mendes (Natação e Giravolei) e Marcos (Patinagem) e ainda da Psicomotricionista e Massagista Ângela Morais, contando-se ainda com um apoio mais firme do Técnico Rui Nascimento nas áreas da Psicologia do Desporto e Nutrição Desportiva.
Com respeito à temporada passada, não obstante os cargos sociais do Clube serem desempenhados por outros, cabe a cada secção nomear um conjunto de indivíduos que acompanhem de perto o desenrolar do trabalho nas mesmas e se constituam como suportes fundamentais para esta actividade, tendo o Clube inscrito três pais de atletas junto da FPN, como dirigentes ou delegados às provas, foram eles Nuno Carvalho, Isabel Santos e Natália Almeida, qualquer um deles agentes que acompanham de perto a actividade dos seus filhos como da própria colectividade e com os quais o Corpo Técnico do Clube mantém contacto permanente e a suficiente confiança, pelo que caso não seja da parte destes mostrado qualquer impedimento, o Clube gostaria de poder continuar a contar com o seu total apoio.
A época da natação iniciará com um grupo de atletas mais ou menos uniforme com as épocas anteriores, em que lamentavelmente por situações mais que compreendidas nos veremos privados da “boa companhia” de Ana Rojão e Raul Marques, aos quais os seus companheiros e técnicos pretendem dedicar um jantar de “confraternização”, digamos assim, pois despedida é uma palavra mais forte, no seu sentido lato.
No entanto o Corpo Técnico do Clube, mantém o seu anseio de poder contar com todos os outros atletas que findaram a época anterior, engrossando um pouco mais a sua equipa com mais 4 ou 5 nadadores com níveis de prática mais baixos, mas que concorram para um bom espírito grupal e afiliação. Quem sabe não possamos contar com algum regresso desejado?
Plano de Trabalho:
De 01 a 06 de Setembro: Pretende-se que os atletas reúnam junto dos médicos de família as credenciais necessárias para fazerem os Raios X ao tórax no Centro de Saúde ou que se dirijam ao Slat a Viseu com o Técnico Rui Nascimento (4ª Feira, dia 3 – 10:30, para realizar a Micro). Também durante esta semana o Técnico Rui Nascimento tratará junto do Departamento de cardiologia da Clínica de Medicina Física da ABPG e do Clínico Geral as datas para os Exames – Médicos, assim como procederá à aquisição dos Impressos correspondentes. Os atletas deverão começar a vir ao Ginásio (diariamente) realizar um programa prévio de preparação, assim como, utilizar a Piscina para se soltarem um pouco, em especial batimentos de pernas e exercícios técnicos. Serão feitas reuniões individuais entre atletas e técnico do Clube e será dado a conhecer o primeiro Mesociclo de treinos (+/- 1 mês), onde pontificará uma Travessia (Ilha do Lombo – Tomar), no dia 28 de Setembro (só para alguns). Não será ainda possível ter acesso ao Plano Anual de Competições, nem à celebração do “Contrato Clube – Atleta”, tendo em vista os objectivos individuais, do Clube, horários de treino e assiduidade, que se aguardará até ao final do mês. Serão efectuadas avaliações Cardio e de Força no Ginásio assim como serão efectuadas avaliações biométricas. Será dada uma chave de treino a todos os atletas que cumpram escrupulosamente esta fase. Arrancam as aulas de Natação para Adultos (» 15 anos) e de Hidroginástica. Arrancam as Escolinhas de Futebol e o Special Olympics.
De 08 a 13 de Setembro: O Grupo de Categorias (Infantis até Masters), iniciará a primeira semana de “Treino de Preparação Geral”, onde pontificará o Treino para Travessias, o Plano de Ginásio e o Trabalho de Reforço Muscular e de Flexibilidade Fora de Água, ainda no Health Club da ABPG, com uma possibilidade de deslocação a águas abertas (Vale do Rossim). Continuam as avaliações e esperemos já se estejam a realizar na íntegra os Exames Médico – Desportivos.
De 15 a 20 de Setembro: 2ª Semana de “Treino de Preparação Geral” com o Grupo de Categorias com características semelhantes ao período anterior, mas desta feita já nas Piscinas Municipais de Gouveia, com uma ida às Olímpicas a Viseu Ciclos de 30´ (Fora de Água) e com adaptação para 1 a 2 Treinos de Ginásio. Início das aulas de Escolas, Pré – Competição e Cadetes. Adaptação aos novos horários Escolares/ Treino. Exames – Médicos para o Grupo dos Cadetes, que treinaram 2 dias na ABPG e 1 nas Municipais, pelo menos até Dezembro. Início do Estágio de João Tiago Mendes.
De 22 a 28 de Setembro: 3ª Semana de “Treino de Preparação Geral” com o Grupo de categorias, semelhante ao anterior, onde pontificará uma ida às Olímpicas a Viseu e 1 ou 2 sessões de Ginásio. A semana culmina com a Travessia da Ilha do Lombo (1500 metros), no dia 28 de Setembro.
De 29 de Setembro a 31 de Outubro: “Período Preparatório Específico” + “Treino de Fundo”, a desenvolver-se no horário de treino do 1º Semestre, respeitando a assiduidade individual, já com “Contrato Clube – Atleta”. Prevê-se a participação no Aniversário de Miranda do Corvo, espera-se já uma prova de abertura e culmina com o Regional de Fundo como é esperado. Ficam ainda por saber se será criada a distância dos 3.000 – 5.000 metros, ou se o grupo Juvenil Feminino sofrerá reestruturações. Realização de um Workshop sobre Nutrição no Desporto, Jantar de Confraternização com Rojão e Raul. Tentativa de Protocolo com o CAS, para filiação de atletas destes no nosso Clube. Protocolo de utilização de transportes comuns com a DLCG-EM. Realização dos 5.000 Indoor do CDR – ABPG, no dia 31 de Outubro. Também durante este período será realizado o T´30 + Testes de Limiar Anaeróbio. Durante este período o Técnico Rui Nascimento estará a frequentar no Porto um Curso de Monitorização de Esforço.
De 03 a 30 de Novembro: “Período Pré – Competitivo e Competitivo”, onde surgirá necessariamente um Torneio Regional. Nesta altura os atletas mantém a actividade de Ginásio, com a utilização da chave TGS e será o momento de alguns atletas obterem os mínimos para os Nacionais de Inverno de Piscina Curta. O trabalho será de maior intensidade, em que os volumes ainda deverão andar algo altos, baixando a meio de Novembro, com a utilização de muitos acessórios de força específica na água (palas, elásticos e donutz). Acontecerá igualmente a primeira participação dos cadetes.
De 02 a 14 de Dezembro: “Taper”, onde baixaram com naturalidade os volumes e cargas, tendo em vista a participação em nacionais e/ou Meetings que decorrerão nesta altura. Haverá duas folgas nos feriados de 1 e 8 de Dezembro (2ªs Feiras).
De 16 de Dezembro a 2 de Janeiro: “Período de Transição”, com actividades de regeneração (treino técnico + volumes baixos e variados e actividades diversas: Pólo, Hóquei, Actividades de Corrida, Bicicleta, Remo, etc. no Ginásio, Aeróbica…). Coincide com o Período de Férias Desportivas para os mais jovens. Gostaríamos igualmente de manter a Ceia de Natal com os nossos atletas e utentes do Health Club, onde faríamos as devidas distinções, assim como as recordações da época finda, com distribuição de CD´s/DVD´s com a informação da época e respectivo Relatório.
O TORNEIO ESTILISTA, que é um Porta-Estandarte do Clube, ainda não está confirmado, mas acreditamos que possa vir a realizar-se interna ou externamente.
O Triatlo Juvenil da Sra. dos Verdes / Aljão, será outra das nossas prioridades em termos de final de época e até um Open da Sra. dos Verdes.
O Torneio de Beach Volei e de Escolinhas de Futebol, são exemplos de outras duas actividades organizativas do Clube.
Esperamos em meados de Outubro, ter os processos federativos todos realizados, resolvida a nossa situação perante a nova Associação onde nos filiaremos, definido e apresentado o grupo de trabalho para a temporada, para posterior apresentação pública e campanha de angariação de possíveis patrocinadores, bem como o plano anual de deslocações e orçamento do Clube.
Está previsto um reforço em matéria de equipamentos do Clube, prevendo-se o regresso às T´Shirts azuis das escolas de natação + toucas brancas, bem como de toalhas, e ainda por hipótese cachecóis. Serão mandados confeccionar tamanhos mais pequenos de fatos de treino para Escolinhas e Cadetes. Em matéria de materiais de treino pretende-se individualizar alguns destes equipamentos responsabilizando cada atleta pelo seu, incentivando nalguns casos a própria aquisição de modelos melhores de acordo com as preferências e possibilidades dos atletas. Será feita uma nova lona e/ou bandeira do Clube, bem como galhardetes.
O “grande sonho” do Clube, que seria a aquisição de um banco de treino – simulador de cais de piscina (Wasa – Trainer), não deverá ser posta de parte, pensando-se em campanhas que o Clube possa levar a cabo, para angariação de fundos, para o mesmo.
De qualquer forma agradecíamos que os atletas fossem já providenciando, as fotocópias dos BI´s, ou para os que não possuam, assim como preenchida a Declaração de Autorização da Prática Desportiva Competitiva no Clube e ainda a Ficha de Inscrição Individual.
Agradecíamos igualmente que nos fosse entregue uma cópia dos Horários Escolares dos Alunos e sem querermos ser muito invasivos, de outras actividades regulares complementares (música, inglês, e.g.), com a finalidade de articularmos o melhor possível a nossa acção.
Sem outro de momento, cordialmente me despeço, com votos dos melhores cumprimentos para todos.
(Rui Nascimento, Prof.)
Sem comentários:
Enviar um comentário