CLUBE ABPG – Desporto e Aventura
III TORNEIO DE BEACH VOLLEY
Sra. dos Verdes/ Aljão
REGULAMENTO GERAL DOS TORNEIOS
INTRODUÇÃO
No III Torneio de Beach Volley Sra. dos Verdes/ Aljão, estão incluídos um conjunto de Torneios 2x2 (Duplas) de âmbito Local/Regional, os quais se encontram sujeitos ao seguinte Regulamento.
LOCAL:
Campo de Volei Praia do Parque da Sra. dos Verdes.
EN 232 - Cativelos
6290 Gouveia
Tel: 238 488 119
DATA:
De 1 a 6 de Agosto de 08;
31 de Julho, as equipas inscritas podem treinar, no respectivo campo das 17:00 às 21:00.
1. PARTICIPAÇÃO
1.1 As equipas inscritas no 2 x 2 participam nos Torneios, nas diversas fases, de acordo com o estipulado no ponto 3 do Regulamento Geral.
1.2 Cada Equipa (Dupla) para inscrever os seus jogadores correctamente tem de preencher um Boletim de Inscrição por equipa/sexo e um ermo de responsabilidade anexo, e que só será válido quando acompanhado pelo respectivo valor de inscrição (20€), até ao dia 31 de Julho de 2008, pelas 19:00 (Prof. Rui Nascimento). As inscrições deverão ser entregues (fax, correio, mail) ou em mão no Health Club da ABPG, ou na Recepção do Parque da Sra. dos Verdes (Vivaventura).
1.3 Cada equipa (Dupla) só pode ser formada por praticantes do mesmo sexo e que revelem Condição Física adequada às exigências.
1.4 Um jogador só pode estar inscrito numa única equipa, ao longo de todo o Torneio.
1.5 No acto de Inscrição as equipas deverão tomar conhecimento do regulamento geral do Torneio bem como das regras do Beach Volley em vigor ou outras a adoptar.
2. CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS
2.1 As equipas são formadas por 2 (dois) jogadores do mesmo género sexual (Masculino/ Feminino), sendo um deles, indicado como o Capitão de Equipa.
2.2 Atletas que sejam, federados na modalidade, podem fazer parte do Torneio, competindo em categoria única (Absolutos).
3. ESCALÕES ETÁRIOS/DURAÇÃO DOS JOGOS
ESCALÃO (ANOS DE NASCIMENTO) / SEXO
ABSOLUTOS: Atletas nascidos antes de 1992 (Inclusive).
GÉNERO SEXUAL: Equipas constituídas inteiramente por atletas masculinos ou femininos.
TEMPO DE JOGO (SISTEMA DE PONTUAÇÃO)
Nota:1. O tempo do Jogo é o “Tempo dos Sets”, só parando o cronómetro para um minuto de desconto de tempo por Set, no sistema de pontuação corrida até aos 21 pontos, à melhor de 3, sendo o Set decisivo jogado até aos 15. Nas Meias - Finais e Final, os jogos disputam-se à melhor de 5 Sets. O Intervalo entre Sets é de 3´. Pode igualmente ser concedido desconto de tempo extra, pelo juiz e auxiliares em situações anómalas (acidente, lesão interrupção do jogo derivada por objectos estranhos ao jogo ou não cumprimento dos requisitos do terreno de jogo de acordo com as Leis, etc.).
Nota 2: Se o quadro competitivo for superior a 12 equipas (2 Grupos de 6 ou 4 de 3), ou 14 (2 Grupos de 7) ou mesmo 16 (2 Grupos de 8 ou 4 de 4), na fase de Grupos serão apurados 8 equipas, para os quartos de final, e uma vez que nesta fase jogarão todos contra todos e dado o elevado número de jogos, recomenda-se que se adopte uma alteração ao regulamento de jogo, passando os jogos a disputarem-se à melhor de três sets com pontuação até aos 15 pontos.
4. DIMENSÕES DO CAMPO
4.1 As dimensões oficiais do campo para os Torneios 2 x 2 de Beach Volley são as de 16 x 8 metros.
Nota: As linhas do campo de jogo , terão a espessura de 5 cm, salvo se a organização não conseguir reunir estas condições até ao início da competição.
4.2 Admitem-se adaptações a estes valores em função dos locais de realização e das necessidades ou carências da organização.
5. BOLAS
As bolas a utilizar nos Encontros/Torneios 2 x 2 de Beach Volley são os seguintes:
- Na Fase de Grupos: as bolas do Torneio podem ser fornecidas pelas equipas se existir consentimento de ambas as partes, ou aceitação da bola da organização, caso não haja unanimidade;
- Na Fase Final (Eliminatórias): a organização fornecerá as bolas para os Encontros.
6. IDENTIFICAÇÃO E EQUIPAMENTO DAS EQUIPAS
6.1 As equipas devem apresentar o cartão de jogador dos seus elementos em cada jogo, através do capitão de equipa.
6.2 Para assegurar a identidade de cada equipa e respeitar aspectos importantes de organização da actividade, as equipas devem ter, no mínimo, uma camisola numerada e de cor igual.
7. SISTEMA DE COMPETIÇÃO
7.1 O sistema de competição dos torneios 2 x 2 (Duplas) deverá ter em conta o número de participantes. Haverá sempre uma final masculina e outra feminina.
7.2 As possibilidades que se colocam são as seguintes:
Sistema de competição 4 Grupos de 3 Equipas ou 2 Grupos de 6;
Sistema de competição 2 Grupos de 7 equipas;
Sistema de competição 4 Grupos de 4 Equipas ou 2 Grupos de 8;
Nota (Situação 12/16 Duplas):
- No 1.º momento, formação de 2 grupos de 6/8 equipas ou 4 Grupos de 3/4 equipas que jogam “todos contra todos”, passando os primeiros 4 (2 grupos) ou 2 de cada grupo (4 grupos);
- No 2.º momento, 4ºs de Final, jogarão os 1.ºs com os 4ºs e os 2ºs com os 3ºs classificados dos Grupos (Cruzando Grupo A, com Grupo B), codificando em jogos em 1, 2, 3, 4, ou os 1ºs com os 2ºs entre Grupos (Cruzando o Grupo A com C e Grupo B com D), codificando os jogos pela mesma numeração.
- No 3º momento, Meias-Finais jogam os vencedores dos Jogos 1 com o 3 e 2 com o 4.
- No 4º momento, jogam os vencedores das Meias (Final) e os vencidos (3ºs e 4º lugares).
Nota: Na fase de Grupos em caso de igualdade de resultados, conta como factor de desempate a melhor diferença entre parciais, nomeadamente pontos realizados e sofridos, se ainda assim permanecer o empate, este será desfeito pelo resultado entre as equipas.
Nota (Situação 14 Duplas): O Torneio será constituído por uma fase de qualificação (2 Grupos), seguidamente de uma fase de eliminatórias (1/4 Final, ½ Finais, 3º/4ºs e Final). Na fase de Grupos, serão formados 2 Grupos de 7 Equipas, que jogarão entre si, passando os quatro primeiros de cada Grupo. Nos Quartos de Final, jogarão Jogo 1 (1º Grupo A – 4º Grupo B), Jogo 2 (2º Grupo A – 3º Grupo B), Jogo 3 (3º Grupo A – 2º Grupo B) e Jogo 4 (4º Grupo A – 1º do Grupo B). Nas 1/2´s Finais, jogarão os Vencedores do Jogo 1 e 3, e os vencedores do Jogo 2 e 4.
8. CLASSIFICAÇÕES E PRÉMIOS
8.1 As classificações são elaboradas por absolutos/sexo
8.2 A classificação das várias equipas no seu Grupo é ordenada pela soma dos pontos atribuídos aos resultados dos jogos realizados, sendo:
- 3 pontos ----- VITÓRIA
- 1 ponto ------ DERROTA
- 0 pontos ----- FALTA DE COMPARÊNCIA
8.3 Vencerá o Torneio, quem atinja a final e a vença, ficando em 2º lugar, o derrotado na final e em terceiro o vencedor do jogo para 3º/4º Lugares.
Haverá prémios para as equipas classificadas nos três primeiros lugares e condições especiais e recordações para todos os participantes.
9. DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 O Torneio 2 x 2 (Duplas) deve decorrer no mais saudável espírito desportivo, de convívio e de respeito mútuo entre todos os intervenientes;
9.2 Existirá um 1º árbitro, 2º Árbitro, 2 Juízes de Linha e um Apontador, de acordo com a disponibilidade dos participantes, devendo preferencialmente os árbitros (Juízes) serem alheios a jogos que envolvam equipas do mesmo grupo, ou adversários previsíveis na fase de eliminatórias.
9.3. Durante a fase de grupos as arbitragens deverão ser repartidas entre as equipas envolvidas no Torneio.
9.4. As equipas deverão apresentar-se no terreno de Jogo 15 minutos antes do jogo para realizarem o aquecimento e prepararem a ficha de jogo, bem como dispurem de um período de 5´de aquecimento à rede antes do início do jogo seguinte. No caso dos Quartos (10´), nas Meias e Final (15´).
9.5 Os casos omissos do Regulamento são analisados e resolvidos no momento pelos responsáveis pela organização da actividade em cada fase do III Torneio de Beach Volley Sra. dos Vedes/Aljão.
A Coordenação Técnica do Torneio de Beach Volley
CLUBE ABPG – Desporto e Aventura
Estrada da Serra, 52, 6290 - 322 Gouveia
Telefone: 238 490 000 Fax: 238 490 003
abpg.desporto@mail.telepac.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário